ONLINE
1





Noite Nacional de Foclore no Parque Urbano 2009

 

http://rfemontemorense.blog.comunidades.net

 

 Noite de Folclore em Alvito 2009

 

Serão de Outono 2007


Total de visitas: 159813
 
O que é o Folclore?


 O que é o Folclore?


 


_Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte da sua História.


 



_Qual a origem da palavra "folclore"?



A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lor". Esse termo passou a ser utilizado então para se referir ás Tradições, Costumes e Superstições de classes populares. Posteriormente, o termo passou a designar toda a cultura nascida principalmente nessas  classes dando ao folclore o status de HIstória não escrita de um povo.


Segundo Van Gennep:


"o folclore não é, como se pensa, uma simples coleção de fatos disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos; é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos. O folclore liga-se, assim, à economia política, à história das instituições, à do direito, à da arte, à tecnologia, etc, sem entretanto confundir-se com estas disciplinas que estudam os fatos em si mesmos de preferência à sua reação sobre os meios nos quais evoluem.

Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net